Aves Sem Ninho – Célia Xavier Camargo
Aves Sem Ninho / Célia Xavier Camargo / Pelo Espírito Jesus Gonçalves / 480 Páginas / Editora O Clarim / ☆☆☆☆
Oooieeee!!!
Querendo me aventurar em mais uma obra da Célia Xavier Camargo, me joguei em Aves Sem Ninho, em parceria com o espírito Jesus Gonçalves.
O livro é o segundo de uma trilogia e só fui descobrir no meio do caminho. O primeiro é Perdoa e o terceiro é Em Busca da Ilusão. Independente disso e se você não se importar com alguns spoilers, é possível fazer a leitura tranquilamente.
Mas partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.
(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)
O drama se desenrola na França, quando atravessava período muito conturbado, mergulhada em densas trevas. A religião cristã enveredara por caminhos difíceis e a iluminada mensagem de Jesus escurecera, confinada nas sombrias paredes dos claustros. Guerras Santas e Cruzadas matavam em nome do Mestre que só pregara o amor e a paz, a concórdia e o perdão. A Inquisição inicia seus passos de destruição e morte. É neste clima político-religioso que transcorrem os acontecimentos, relatando a luta de um grupo de Espíritos ligados por laços profundos do passado, em busca do autoaprimoramento. Alguns saíram vencedores das lutas terrenas, com experiências profundamente benéficas. Outros complicaram a sua situação espiritual; além de não saldarem velhos débitos, ainda contraíram novos. Tal qual rosas deixadas pelo caminho, qual será a escolha dos personagens? A beleza e o perfume ou os espinhos?
A obra é um romance espírita antigo, tem duas partes e continua contando as vidas sucessivas de um grupo de personagens.
Na primeira parte é dividido entre a vida no castelo de Montpellier e os funcionários que trabalhavam para a corte. E a narrativa inicia contando a adoção de uma criança, já que a senhora condessa Louise e o senhor conde Ricardo não conseguiam ter filhos legítimos.
O tempo passou e Louise, enfim, conseguiu engravidar e teve Lucas. Fora essas questões, no mundo estavam ocorrendo as Cruzadas e também várias questões religiosas, principalmente com os judeus.
Depois a narrativa passa a abordar a amizade do humilde Pierre com Lucas, o início da Terceira Cruzada, o envolvimento de Ricardo Montpellier na guerra, o desencarne do judeu Joachim e o surgimento de Marianne,
A partir de então, vamos acompanhar o envolvimento de Pierre e Marianne, o noivado, término e a amizade e ligações espirituais entre as famílias Montpellier, Bouillon e Montmorency e o surgimento da relação entre Charles Montmorency e Marianne.
Já na segunda parte, temos Marianne já fazendo parte da corte e Pierre agora é irmão Felipe, pois o mesmo não aceitando o término do relacionamento, decide entrar para a igreja.
Aqui temos as diferenças entre cumprir o dever sacerdotal por amor e para esconder algo. Enquanto Frei Felipe cumpre o básico, Frei Victor está sempre com gente em sua volta e auxiliando a todos na medida do possível.
Também temos as continuações das guerras e as armadilhas criadas para Marianne, onde a mesma sem ter a quem recorrer segue, sem querer, o mesmo caminho de Pierre e torna-se Irmã Angélica.
As partes espirituais vão ocorrendo ao longo de toda a leitura, principalmente nas vidas e estreitas ligações das famílias Montpellier, Bouillon e Montmorency. Já as partes mediúnicas ficam mais do meio para o final da obra.
O texto é de fácil entendimento e a leitura varia entre truncada e fluída. Infelizmente, minha conexão com Aves Sem Ninho só funcionou a partir da segunda parte. Achei meio confusa a interligação entre as guerras e a corte. Sabe quando dá um bug na cabeça no meio da leitura e é necessário pensar e tentar compreender lentamente? Pois então! Mas essa foi a minha experiência, talvez você tenha mais sorte que eu. 🙂
E sim! Pretendo ler novamente, principalmente na sequência correta para ver se funciona melhor.
Onde Achar:
Disponível em formato físico e e-book:
(Blog ganha comissão por venda)
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 😉
[…] o primeiro livro de uma trilogia. O segundo chama-se Aves Sem Ninho que eu já li e tem resenha por aqui e o terceiro é Em Busca da […]
[…] questões importantes interligadas com os outros livros da série Aves Sem Ninho (Post aqui) e Perdoa (Post […]
Your perspective on this topic is very interesting. Thanks for the detailed explanation.